domingo, 31 de janeiro de 2010

Animação: Creature Conforts

Creature Comforts
Aardman Animations é um estúdio de animação localizado no Reino Unido e que é especializada na técnica de fazer filmes com a antiga técnica Stop-Motion. O estúdio foi fundado no ano de 1973 por Peter Lord e David Sproxton. Entre seus trabalhos estão a série de curtas-metragens de Wallace e Gromit e o filme stop-motion A Fuga das Galinhas. Nesta brilhante animação do estúdio Aardman; animais dão entrevista e desabafam de uma forma profundamente... humana! =)

Animação: The Pearce Sisters

The Pearce Sisters
Dirigido por Luis Cook, “As irmãs Pearce” (em português) é um mórbido curta sobre a vida isolada e o relacionamento de duas irmãs velhas e solteironas. Iol e Edna Pearce vivem numa parte austera e remota da costa, e conseguem arrancar com esforço uma existência miserável do mar. É um conto de amor, solidão, entranhas, nudez, violência, fumo e xícaras de chá.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Onde Vivem os Monstros - O Filme


Publico aqui uma excelente análise do genial filme "Onde Vivem os Monstros" feita por Fábio M. Barreto; do site "Com Limão". Ao final do texto, não deixe de conferir várias cenas mágicas desse novo clássico e o trailer.

Direto de Hollywood - "ONDE VIVEM OS MONSTROS"

Que a bagunça real comece e cada um reencontre sua infância da melhor maneira possível”. Spike Jonze transforma brincadeira de criança em coisa séria, mas com espaço para a imaginação.

Olhar com clareza para nossa índole parece tarefa complicada nos dias de hoje. Tecnologia, pressão e necessidade constante de manter aparências afasta os homens de sua verdadeira essência. Um deles resolveu pensar o contrário, e dirigiu Onde Vivem os Monstros: Spike Jonze. Tomou a obra de Maurice Sendak por empréstimo e mergulhou em seus próprios medos, aspirações e enfrentou, com pavor e coragem, sua natureza monstruosa. Doce ou pavoroso, seguro ou desesperado, incerto ou arrojado. Tudo isso é Max, tudo isso é Jonze, tudo isso é cada um de nós. Facetas dum mesmo indivíduo tomando vida numa terra idílica, mas cruel, e é lá Onde Vivem os Monstros. Um clássico instantâneo!

Maurice Sendak ilustrou belissimamente a história de Max, um garoto malcriado que, depois de ameaçar comer sua mãe, ficou de castigo e sem jantar. Vestido com sua roupa de lobo, o garoto vê o mundo a sua volta se transformar numa floresta pouco amistosa e, partindo em jornada, encontra uma ilha curiosa e habitada por monstros assustadores, desesperados para devorar garotinhos perdidos. Max os sobrepuja e se torna rei. É um conto simples, feito para crianças, facilmente instigadas pela arte de Sendak e as inúmeras possibilidades daquele mundo com pouca fala, mas muita espontaneidade e emoção latente.

A versão de Onde Vivem os Monstros é igualmente simples. Talvez por isso frustre o espectador mais afoito por conta dos belíssimos trailers, ou o marmanjo que cresceu às voltas com o faz de conta em tons pastel de Sendak. A cinematografia de Jonze é pessoal, sempre foi. Corteja o surrealismo com Quero Ser John Malkovich e quebra aparências em Adaptação. Dirige pouco, mas quando o faz carrega forte mensagem e objetividade. O tema constante é a auto-análise. Em vez da posse bizarra do corpo de Malkovich ou as viagens entorpecidas de Meryl Streep, o diretor mostra seu lado ingênuo, mas nem por isso indefeso, ao ampliar o aventureiro Max na película. Nesse mundo, tudo está exposto de forma irrevogável. Seja o conflito familiar, seja a realidade alternativa em meio aos monstros ou, no original, “coisas selvagens”.

Criativo e incompreendido, Max reage extremamente a um ambiente familiar conturbado carente de atenção e sem caminho certo. Pouco disso é dito, mas intensamente mostrado pela brilhante interpretação de Max Records, promessa aos 12 anos de idade. A câmera é subjetiva, valoriza cada criação do personagem, amplia sua percepção e reações. É um rompante emocional de difícil compreensão. Poucos diretores se prestam ao ato de encarnar os anseios infantis com tamanha dedicação, por isso, causa espanto. Não há espaço para explicações, há apenas o fato. Ação e reação. Max é o maior de todos os monstros e não sabe lidar com as pessoas não-monstruosas.

Morde a mãe e inicia sua jornada fundamental. Encontra um lugar sombrio, povoado por criaturas estranhas. Não entende muito bem aquela dinâmica, procura algo familiar ou conceito capaz de promover sua entrada na nova sociedade. Eis que se depara com os Monstros do título. Calados e anônimos no livro, com caráter extremamente definido no filme. A estrutura é clara: cada um deles é um aspecto de Max; ódio, criatividade, medo, compaixão, agressividade, carinho, derrotismo, tudo está ali, em cada um dos monstros. Max precisa perceber isso por conta própria, especialmente em seu relacionamento com Carol (James Gandolfini), que faz dele o novo Rei – os anteriores foram devorados!

Jonze optou por uma mescla de atores com quem trabalhou em seus dois filmes – Chris Cooper (Douglas) e Catherine Keener – e alguns nomes surpreendentes – Paul Dano (Alexander), de Sangue Negro; os veteranos Catherine O’Hara (Judith) e Forest Whitaker (Ira), além de Mark Ruffalo. Lauren Ambrose é o maior destaque, perfeita na maternal e carismática KW. Muitas pessoas, muitos monstros, um objetivo: encontrar a felicidade ou simplesmente ser amado.











Mochila de Yoda!

O querido Nick Ellis foi recentemente na Campus Party com uma mochila que foi a sensação entre o público nerd: Mestre Yoda! Reparem no mini-sabre de luz que o Nick ganhou de fãs =D Agradeço ao meu amigo David Nery que carinhosamente bateu essas fotos divertidíssimas e me enviou de presente!

Clique nas imagens para ampliar!







sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Animação: Where the Wild Things Are



Animação baseada no livro e nas ilustrações do clássico infantil de Maurice Sendak, que agora foi adaptado como um belíssimo e sensível filme de cinema.

Animação: Alma



Pegue uma pitada do estilo da Pixar e junte com molho de "Além da Imaginação" e você terá essa pequena pérola da animação chamada "Alma", do diretor Rodrigo Blaas.

Animação: Please Say Something



Com essa obra prima de 10 minutos (selecionada pelo Sundance Festival de 2010), David O´Reilly mostra que é um dos animadores mais criativos atualmente. Ganhador de vários prêmios, esta animação consiste em 23 episódios distintos, com duração de 25 segundos cada, documentando um relacionamento entre um casal de gato e rato, que mostra uma estranha beleza, por vezes assustadora. Para uma experiência mais profunda, use fones de ouvido e assista várias vezes para poder pegar todos os detalhes.

David também fez essa pequena pérola do surrealismo em animação, que vale a pena ser conferida. Sim, a cabeça é de Walt Disney.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eu e Tobias no Behind Websites!

Clique na imagem para ampliar!

Ricardo Gimenes, criador do site http://behindthewebsites.com me enviou essa divertidíssima ilustração-homenagem ao Teatro de Bonecos baseada no clássico de terror "O Iluminado". Muito obrigado, eu adoreeeei!! =D

Frika, Gui, Daggett, Tobias e Homem-Mão?

Clique na imagem para ampliar!

Olha um presente que ganhei do fã Matheus Alves Rodrigues! Uma super ilustração minha com o Freakazoid, Daggett e Tobias! Ah sim, claro, e o HOMEM-MÃO (o Tobias do Frika hehehe)

Alguns links do Matheus, pra vocês conferirem os trabalhos dele: http://www.flickr.com/parentesisstudio http://parentesis.deviantart.com

Onde Vivem os Tobias?

Clique na imagem para ampliar!

Presente que ganhei do fã Thiago Yoshiharu Itice baseado no clássico "Onde Vivem os Monstros. Muito obrigado, querido, eu adorei!! =D

Monstros de Ultraman dançando Thriller!



Não tem tradução, não tem legenda, mas é engraçado e divertido demais esse vídeo dos monstros mais famosos do Ultraman dançando Thriller, de Michael Jackson!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Han & Chewie Delivery Especial!










Clique nas imagens para ampliar!

Agradeço a minha amiga Claudia Medeiros e seu irmão Evandro - que moram em São Paulo - que colaboraram nesse teatrinho. Eles bateram as fotos de sua Millenium Falcon e seus bonecos e me enviaram para que eu criasse uma história, o que acabou rendendo uma mini-série, que já está na sua segunda parte, olha só que legal! =D

domingo, 10 de janeiro de 2010

Optimus Ferro Velho




Clique na imagem para ampliar!

Optimus Prime é um Transformer e pode escanear e assumir praticamente a forma que desejar. Talvez, em sua longa vida, ele tenha sido muitas encarnações bizarras.

Veja agora uma bem criativa, feita por artistas, fãs de Transformers: Optimus Ferro Velho!

Medindo mais de 2 metros de altura, esses bonecos podem ser seus pela bagatela de 7 mil dólares aproximadamente, já que são customizados inteiramente, são obras de arte mesmo!

Pra ter um Prime desse tipo, eu teria que vender todos os meus bonecos e ainda mandar o Duende Verde assaltar um banco (ou alguns bancos) com certeza =D

ATUALIZADO:

Depois de muitas reclamações de amigos do blog, eu busquei um Optimus mais em conta pra gente, pois 7 mil dólares é muito dinheiro, tá complicado, colocaram o Megatron pra vender essa bagaça, não é possível! =D

Contemplem então um Optimus de apenas 1 centavo, olha que fofo! =D